terça-feira, 22 de março de 2011

Espetáculo "Nos Campos de Luiz" vira documentário




O Riso e o Drama

No epílogo, com um plano de sequência de mais de um minuto, o septuagenário poeta entra com a gente em sua casa
Thalles Chaves
Produtor Cultural
Especial para o Expressão

O último curta a ser projetado no Teatro Municipal Dix-huit Rosado em fevereiro, na noite de lançamento dos curtas do projeto "Mossoró Audiovisual", da Caminhos Comunicação & Cultura, foi Luiz Campos - O Riso e o Drama.
No epílogo, com um plano de sequência de mais de um minuto, o septuagenário poeta que escreveu seu primeiro folheto aos 8 anos de idade entra com a gente em sua casa, convidando-nos assim a conhecê-lo melhor, saber um pouco mais sobre a sua vida marcada por risos e dramas. "Ele é o mestre, eu aprendi foi com ele", palavras de Antônio Francisco referindo-se a Luiz estão presentes neste e se repetem no documentário de Gustavo Luz, Thalles Chaves e Toinha Lopes, O Poeta e a Bicicleta, que foi produzido ainda no primeiro semestre de 2010 no "Curta Mossoró", outro projeto da "Caminhos" que teve seu lançamento na Estação das Artes e já ganhou o mundo atravessando o Atlântico. Assim como Antônio, Luiz também teve várias profissões, a diferença é que o primeiro começou a escrever com mais de 40 anos.
O argumento, roteiro e direção é de Carlindo Emanoel e do ator profissional Américo Oliveira, de 27 anos; nas entrevistas o repórter de 22 anos Thiago Braga; na produção, Bruno Campelo de 27 anos, estagiário de uma empresa de comunicação; e Diógenes Silva de 30 anos, pequeno empresário, produz vídeos com o irmão e posta na internet; quem assina a direção de arte é o Grupo Arruaça de Teatro; Edileusa Martins como câmera e editora e no elenco principal temos Socorro Assunção como Necy e Américo como Luiz Campos. Ponto positivo para a trilha sonora de Genildo Costa, com as músicas Sabedoria, Cores e Caminhos, Baixo Assu e Me Enganei com minha Noiva, dos compositores Caio César Muniz, Crispiniano Neto, Genildo Costa, Luiz Campos e Marcos Ferreira e com a interpretação de Genildo Costa.
A exemplo de Caminhada sem Futuro, este vídeo também usa cenas dramatizadas, com interpretações não realistas, as sequências são uma adaptação do poema "Tragédia da Minha Vida", com sua voz, Augusto Pinto conduz a narrativa que se intercala com os depoimentos de Gustavo Luz, Antônio Francisco, Rogério Dias e Genildo Costa, que se diz ser o primeiro a musicar o poema Me Enganei com minha Noiva, em um ponto todos são unânimes, Luiz inspirou e influenciou muitos poetas. Saudoso, Luiz relembra os velhos tempos e lamenta a falta de poesia nas músicas de hoje. Pela sua obra, tirada do âmago do seu ser, pelo seu significado pra cidade, pro estado, por ser talvez quem melhor expresse o sentimento e a dor do seu povo e por ser considerado um almanaque vivo da cultura Popular, segundo Genildo Costa, em 2009 o poeta foi reconhecido como patrimônio vivo da cultura potiguar.
Termina hoje a série de resenhas dos curtas produzidos pelo projeto "Mossoró Audiovisual". Que venham outros projetos da "Caminhos" e outras iniciativas, que Mossoró se consolide como um polo produtor de audiovisual. Todos os grupos, tanto os do "Curta Mossoró" quanto os do "Mossoró Audiovisual" encararam o desafio de produzir um curta, depois das aulas teóricas, tiveram apenas uma fita de 60 minutos, 72 horas para gravar e 24 horas para editar. Não há dúvidas que foram produzidos documentos importantes, um registro da cultura mossoroense, pra sempre e levando o nome da cidade e de seus personagens de conhecimento de todos da aldeia global chamada Terra.

Luiz Campos - O Riso e o Drama

Argumento, roteiro e direção:
Américo Oliveira e Carlindo Emanoel
Entrevistas: Thiago Braga
Produção: Bruno Campelo e Diógenes Silva
Direção de arte: Grupo Arruaça de Teatro
Elenco: Socorro Assunção, Américo Oliveira, Augusto Pinto, Carlindo Emanoel, Diógenes Silva, José Alves de Oliveira, Luiz Campos e Raimundo Negão
Imagens e edição: Edileusa Martins
Trilha sonora: Genildo Costa.

Fonte:Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário