segunda-feira, 9 de novembro de 2015

GRUPO ARRUAÇA COMEMORA SEUS 30 ANOS DE EXISTÊNCIA EM GRANDE ESTILO


      O Grupo Arruaça de Teatro foi convidado pelo SESC Mossoró para realizar uma exposição fotográfica sobre os trabalhos realizados nesses últimos trinta anos, em paralelo a isso o Grupo irá estrear  um espetáculo infantil intitulado “ Encanta Contos” para os alunos das U.E.I.S da rede pública de ensino e as escolas do SESC que acontecerá durante todo o mês de Novembro, sendo que as três primeiras terças feira e a última quarta-feira do mês.
        O grupo está muito feliz com essa homenagem feita pelo SESC e garante que será muito enriquecedor tanto para nós quanto para o público que irá prestigiar a exposição e o espetáculo infantil.
     O Grupo Arruaça de Teatro Amador, é uma entidade civil organizada, sem fins lucrativos, fundada desde 1985, por jovens que brincavam de teatro na escola, nos centros sociais urbanos e unidades preventivas da FEBEM, resolvem formar um grupo independente. A paixão comum pelo teatro levou o aquele coletivo ao encontro diário em busca de novas informações, pesquisas, experimentos, estudos... A brincadeira virou coisa séria, virou Arruaça.
http://img.comofazerblog.com.br/selo-fazerblog.gifip        Nossa missão é atuar e fomentar pesquisa no campo da atividade teatral, tendo como princípio norteador a afirmação de uma identidade nordestina e como referência a valorização da cultura popular. Pretende desenvolver uma estética própria apropriando-se das raízes populares da cultura do povo do Nordeste.

A EXPOSIÇÃO RETRATOS:
      A exposição é fotográfica e perpassa por vários momentos do grupo desde 1985, e ficará exposta no SESC até o dia 30,durante todo o dia.

O ESPETÁCULO “ENCANTA CONTOS”
     Um passeio pelos brinquedos cantados e brincadeiras da cultura nordestina, e pela literatura de Luiz Campos e Antônio Francisco.
OBJETIVOS:
      Despertar nos alunos da educação infantil, o prazer pelas artes cênicas, proporcionando um momento lúdico, construtivo e divertido, por meio de uma apresentação teatral que faz um resgate das Brincadeiras antigas e fazendo um paralelo com o melhor dos cordéis de Antônio Francisco e Luiz Campos.
Através de pequenas encenações, trazer aos alunos a riqueza de contos infantis, brinquedos cantados e narrativas do cordel de forma motivadora para a apropriação do hábito da leitura, escrita e produção de textos.
JUSTIFICATIVA:
      Há algum tempo o Grupo Arruaça de Teatro, alimenta o sonho de montar um espetáculo dedicado ao público infantil, como forma de contribuir com a formação de plateias, influenciando o gosto pelo teatro, da comunidade mossoroense ainda no período da infância, tempo em que se formam os princípios e as bases para o exercício da cidadania. Como não poderia deixar de ser esse desejo vem ao encontro aos fundamentos que o grupo cultua em suas pesquisas e realizações ao longo de seus trinta anos de existência, então o grupo direciona esse desejo na busca de construir um espetáculo, infantil, colorido, lúdico e alegre, bebendo nas vertentes da cultura nordestina e  popular, e deste modo fizemos duas escolhas: pesquisar os brinquedos cantados da tradição oral e nos debruçarmos sobre os cordéis dos poetas mossoroenses Antônio Francisco e Luiz Campos, pela riqueza de imagens, a musicalidade de suas obras e principalmente pela sua preocupação com o meio ambiente, valores que consideramos importantes serem cultivados nas crianças de hoje.