sábado, 25 de fevereiro de 2012

Oficina ensina confecção de máscaras teatrais na Uern



A Diretoria de Educação, Cultura e Artes (Deca), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), iniciou ontem oficina de construção de máscaras. Com o título "Máscaras: formas e personas", a oficina tem duração de 15 horas e é ministrada das 14h às 17h, na sede da Deca/Uern, pelo ator, diretor e mascareiro Augusto Pinto.
O objetivo é oferecer aos participantes noções básicas de criação de máscaras teatrais, a partir do estudo e observação do molde do rosto do ator/atriz e da combinação de características de personagens cênicas, utilizando diferentes materiais e técnicas de modelagem. A oficina pretende aperfeiçoar e revelar novos talentos do gênero.
Participam membros do grupo de arte da Uern (Grutum, Grudum, Pi-poucos, Fanáticos da Química, Lotrandossim, Filosofarte etc.) e grupos teatrais de Mossoró, recebendo noções conforme o conteúdo: Utilização e Utilidade das Máscaras; A Máscara na Cultura Popular Nordestina; Tipos e Finalidades do Uso da Máscara e Criação e Confecção de Máscaras.
O ministrante Augusto Pinto busca transmitir aos participantes parte da sua experiência em teatro. Fundador do Grupo Arruaça e um dos fundadores da Cia. Escarcéu, tem vasto histórico em espetáculos teatrais em Mossoró e trabalhou com diretores de renome nacional, como Amir Haddad, Fernando Bicudo, Gabriel Villela, Antônio Abujamra.
A oficina será realizada até sexta-feira. A sede da Deca fica na rua Dionísio Filgueira, 371, Centro, Mossoró. Informações adicionais pelo (84) 3315-2126.